Uma das formas encontradas para evitar a proliferação da doença Covid-19 foi o isolamento social. Famílias se recolheram em suas casas, comércios fecharam suas portas, profissionais em home office e todos tendo que conviver com uma nova rotina.
Já começamos sentir os reflexos deste isolamento. Sabemos que além de prejudicar a economia, o comércio e pequenos negócios, há também o fator humano.
Toda esta situação tem a capacidade de aumentar os níveis de ansiedade e afetar a saúde mental das pessoas, pois fatores desconhecidos e incertos fazem com que todos se sintam inseguros, principalmente em casos como esse, de nível mundial.
A pergunta é: como se adaptar a este momento e cuidar da nossa saúde mental? Separamos aqui 8 dicas de especialistas da área da saúde sobre como preservar o bem-estar durante estes momentos difíceis, confira:
1- Excesso de informações
Evite a pandemia do pânico, isto só gera estresse, ansiedade e medo. É claro que precisamos de informações, mas faça uma seleção, procure fontes oficiais, como sites do governo, ministério da saúde ou da Organização Mundial da Saúde – (OMS) e estabeleça, uma ou duas vezes ao dia para ouvir.
2- Cuidado com os idosos
Tenha paciência, passe as informações necessárias e claras. Eles fazem parte do grupo e maior atenção, (idosos e portadores de doenças crônicas), por isso, muito cuidado para que eles não fiquem ansiosos e estressados. Neste momento todo apoio emocional é bem-vindo.
3- Oriente as crianças
Converse com os pequenos, fale sobre o que está acontecendo e como eles estão sentindo este momento e ensine a lidar com as emoções.
4- Crie uma rotina
A rotina é importante para o ser humano, ela nos dá segurança e organiza a nossa vida. Faça acordos com a família sobre os horários e as atividades. Se estiver na situação de home office, siga a rotina de trabalho.
Crie momentos para se dedicar a casa, a família e a você também. Faça o que gosta, ouça música, leia um livro, assista filmes, faça um curso online, são coisas que vão te fazer muito bem.
Aproveite para colocar as coisas em ordem, aquele armário de roupas, a gaveta de fotos, os brinquedos das crianças, etc.
5- Pratique atividade física
Este é momento para você continuar sua rotina de exercícios ou para quem não tinha começar. Programe horários para alongamentos e exercícios com a família. Evite ficar somente no sofá ou cadeira do escritório.
6- Seja solidário
Ofereça ajuda a um vizinho idoso para fazer compras no supermercado, ir à farmácia, etc. Ter atenção e carinho com os próximos são atitudes que farão muito bem a você e aos outros também.
7- Cuide de sua saúde
Fique atento aos sinais de estresse, neste momento o foco e atenção é com sua saúde física e mental. Preste atenção às suas necessidades e sentimentos. Fique conectado com amigos, familiares e colegas de trabalho. Mantenha uma alimentação saudável, evite dietas malucas e invista em frutas, verduras e cereais.
8- Tenha resiliência
Sabemos que a retomada da atividade econômica, será lenta e gradual. O sucesso e o tempo dessa recuperação estarão diretamente relacionados à capacidade individual e da forma que cada um irá lidar e se adaptar emocionalmente a esse período de isolamento.
A coisa boa é que tudo isso vai passar! Não esqueça sempre de gradecer e de valorizar a sua vida, a sua saúde e a sua família ;).
Conte com a Ô Insurance!
Estamos prontos e preparados para auxiliar você, sua empresa e seus negócios a enfrentar este momento. Fale com nossos especialistas e peça uma análise de mercado. Juntos encontrarmos a melhor solução para seus seguros e benefícios.
Conte com nossa consultoria para seus seguros e benefícios, ela é personalizada e gratuita.