Estamos vivendo um novo cenário nas empresas e no mercado. Com o objetivo de conter a proliferação do novo coronavírus as empresas têm adotado sistema de home office, ou teletrabalho como medida de emergência.
Mas como fazer e tornar isso algo realmente produtivo e seguro? Confira as dicas e cuidados que todos da empresa devem ter:
Cuidados com a Internet
É indispensável que a internet seja confiável e de boa qualidade, oriente seus colaboradores para utilizar a rede de casa e que seja bloqueada para acesso de terceiros. Em caso de indisponibilidade de rede wi-fi pode-se utilizar o celular como roteador da rede 3G/4G.
Reforce a orientação as equipes sobre os perigos de responder mensagens não solicitadas e acessar links ou baixar arquivos com origem desconhecida. Neste momento é importante ficar atento as fraudes cibernéticas.
Orientação aos Gestores de Recursos Humanos
Para alterar os trabalhadores internos para sistema de home-office, é necessário ajuste por escrito entre as partes. Primeiramente faça um levantamento dos colaboradores que tem condições de realizar o teletrabalho com e implante o Termo de Consentimento.
Assegure que seus colaboradores estão in home em condições e em segurança para o trabalho.
Se sua empresa ainda não utiliza o controle de ponto online você vai precisar implantar, use ferramentas de controle como Ahgora, Dixiponto, Tangerino, entre outras.
E neste momento é fundamental que mantenha a comunicação e a integração entre colaboradores, gestores e a empresa.
Dicas para os colaboradores:
- Crie um bom local de trabalho: Com iluminação e ergonomia apropriados;
- Horário de trabalho é igual: Mantenha sua rotina, inclusive o horário de almoço;
- Avise a família que você está trabalhando: Solicite ajuda para não ser interrompido;
Organize seu local de trabalho com: computador, carregador de celular, papel, caneta, fone de ouvido e água; - Coloque roupa de trabalho: Ou ninguém ao redor – e nem você mesmo – acreditará que está trabalhando se estiver de pijama;
- Mantenha contato diário com seu gestor e com seu time: Via e-mail, celular, whatsapp ou vídeo reuniões;
- Organize sua lista de tarefas: Use ferramentas de controle (Trello, Wunderlist, Taskboard, etc.);
- Faça pausas para o café e aproveite para ver como estão as crianças e o animalzinho de estimação;
- Cuidado com as “armadilhas”: Se está no horário de trabalho, ignore problemas domésticos como lâmpada queimada, louça na pia;
- Cuide de sua saúde: Alimente-se bem, programe um tempo para alongamentos e exercícios, durma bem e mantenha sua saúde mental.
Dicas para Gestores:
- Mantenha o contato diário com seu time através de uma plataforma de comunicação (Skype, Slack, Hangouts, Teams, etc.;
- Realize breves reuniões diárias para começar e finalizar o dia (ckeckpoint);
- Combine entregas diárias e periódicas – utilize ferramentas de controle de tarefas e entregas (Trello, Asana, Jira, etc.);
- Cuide de seu time, mantenha-os motivado e unido.
Este e outros materiais de comunicação estão disponíveis para você e sua empresa compartilhar com seus colaboradores. São vários temas relacionados ao nosso novo cotidiano de trabalho que podem ser personalizados com a marca de sua empresa.