Compartilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Dia Nacional da imunização: Qual a importância de manter a vacinação em dia?

No Dia Nacional da Imunização, queremos reforçar a importância de manter a carteira de vacinação em dia, evitando, assim, surtos de doenças evitáveis por vacinas.

Já que o assunto do momento é vacina…

Devido à pandemia causada pelo Covid-19, diversos laboratórios do mundo estão em uma corrida contra o tempo para o desenvolvimento de uma vacina eficaz contra o coronavírus.

Mas, não podemos esquecer de todas as outras doenças que podem ser evitadas graças às vacinas já desenvolvidas.

Manter a carteira de vacinação atualizada protege pessoas de todas as idades contra diversas doenças. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos milhões de vidas são salvas graças à imunização. Porém, ainda existem cerca de 20 milhões de crianças espalhadas pelo mundo que não são vacinadas ou que recebem doses menores do que o recomendado.

Por que a maioria das vacinas são aplicadas na infância?

A criança, além de se desenvolver física e cognitivamente, também precisa evoluir seu sistema imunológico. Por isso, quanto antes a criança ficar imune contra doenças, melhor para a sua saúde.

Benefícios da vacina para a saúde

As vacinas são um marco histórico da humanidade!

Existem muitos mitos, mas é inegável o quanto a saúde ganhou com essa descoberta, já que é um método efetivo de prevenção de doenças graves.

A imunização já permitiu a erradicação da varíola e eliminou, em praticamente todo o mundo, doenças terríveis como a poliomielite. Porém, ainda há um longo caminho a ser percorrido. No Brasil, por exemplo, as metas de vacinação nunca são atingidas em sua totalidade, obrigando o Ministério da Saúde a prorrogar o calendário por mais tempo. 

Dados super relevantes sobre a imunização

  • O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, aplica, gratuitamente, desde 1973, todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
  • O Brasil possui sete vacinas infantis com cobertura abaixo da meta: meningite, tuberculose, hepatite A, pneumonia, difteria, tétano, coqueluche (pentavalente), Sarampo, Caxumba e Rubéola (tríplice viral), rotavírus e poliomielite.
  • O PNI disponibiliza 16 vacinas gratuitas. Para saber quais são, consulte o calendário do Ministério da Saúde.

Perigos da falta de imunização 

  • Aumento nos números de casos de doenças infecciosas
  • Aumento da mortalidade, inclusive infantil
  • Reaparecimento de doenças consideradas erradicadas
  • Redução da expectativa de vida

Como a Ô Insurance pode ajudar seus colaboradores

A Ô Insurance é especialista em apoiar empresas que precisam de consultoria para escolher os melhores benefícios e na implantação de programas de gestão! Nossa área de relacionamento busca soluções para campanhas de conscientização e qualidade de vida, acompanhando todas as etapas do processo.

Além disso, entregamos tecnologia para que nossos clientes tenham total controle do uso dos benefícios e tomem as melhores decisões, ganhando tempo e economia de recursos.  

Compartilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
campanha vacinação gripe
Campanha de vacinação contra a gripe 2020

Começa na próxima segunda-feira, dia 23 de março, a campanha de vacinação contra a gripe. A imunização, que seria na segunda quinzena de abril, será antecipada em decorrência do Novo coronavírus.  Essa medida

Leia mais >
Veja mais histórias
Quer receber mais conteúdos como esses?
Então cadastre-se e receba nossos conteúdos por e-mail!
Rolar para o topo