Compartilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Saúde mental: o que é e como cuidar da sua

A saúde mental é um tema que está em crescente ascensão há vários anos, não só no aspecto pessoal, mas também no ambiente corporativo. Esta temática é tão importante que há quase 30 anos é comemorado o dia mundial da saúde mental.

Dessa forma, elaboramos este artigo para que você saiba a definição da saúde mental, quais as principais doenças mentais e principalmente como identificá-las, como devem ser tratadas pelas empresas e quais práticas adotar para promover uma boa saúde mental dos colaboradores. Confira!

O que é saúde mental?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar em que o indivíduo consegue exercer suas atividades de forma produtiva, lidar com seus problemas e consegue contribuir com a comunidade ao seu redor.

Dessa forma, a OMS considera a saúde mental uma prioridade e ela é tão importante que desde o dia 10 de Outubro de 1992, foi criado o dia mundial da saúde mental pela Federação Mundial da Saúde Mental. Esta data tem o intuito de estimular tanto o autocuidado quanto o cuidado com as pessoas ao seu redor em relação a saúde mental.

Quais são as principais doenças mentais?

Algumas das doenças mentais mais comuns são o estresse, a depressão, a síndrome de burnout, a ansiedade e o pânico. Muitas vezes estas doenças estão relacionadas principalmente ao ambiente de trabalho, a qualidade e ao estilo de vida que um indivíduo possui.

A maioria delas são bem comuns, segundo a OMS, o Brasileiro é o povo mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Já o estresse, está cada vez mais presente e, segundo estudos da mesma organização, ele atinge cerca de 90% da população. 

Ele e a síndrome de burnout estão extremamente associados ao trabalho e ao ambiente corporativo e atingem tanto o colaborador quanto os sócios da empresa, por isso, cada vez mais é importante prezar por boas relações, já que a maioria das pessoas chega a passar mais tempo no trabalho do que com a própria família.

Como são identificadas as doenças mentais no ambiente de trabalho e nas relações familiares?   

As doenças e transtornos mentais no ambiente de trabalho e nas relações familiares podem ser identificadas de diversas maneiras, alguns dos sintomas mais comuns, para ansiedade e estresse, por exemplo, são: insônia, irritação/raiva por motivos “pequenos”, sofrer com tensão muscular, gaguejar, apresentar inquietação constante, entre outros.

Existem doenças que podem ser mais silenciosas e cada indivíduo reage a elas de maneira diferente, por isso, é muito importante conhecer os colaboradores da companhia e entender como eles se portam. Essa é uma missão não só dos donos da empresa, mas principalmente dos líderes e também dos colaboradores, pois, para que haja um ambiente saudável no trabalho, é importante que todos se preocupem com a saúde mental. 

Como as empresas devem tratar a Saúde Mental no ambiente corporativo?   

As empresas devem ter prioridade no tratamento da saúde mental no ambiente corporativo. Segundo o guia do Fórum Econômico Mundial, as organizações podem trabalhar a saúde mental em três pilares e eles são:

  • Proteger a saúde mental tanto dos colaboradores quanto dos sócios e propor um ambiente colaborativo para diminuir riscos relacionados ao trabalho
  • Promover a saúde mental ao desenvolver aspectos positivos de trabalho e as habilidades dos empregados 
  • Prestar auxílio ativo em casos de problemas de saúde mental independentemente da causa.

Quais as práticas que podem ser adotadas nas empresas para uma boa saúde mental dos colaboradores?       

Além dos três pilares citados anteriormente, para promover uma boa saúde mental na empresa, existem várias ações que podem ser feitas, neste texto vamos citar 7 que você pode fazer agora mesmo e elas são:

  1. Fornecer acompanhamento psicológico dos colaboradores
  2. Capacitar os líderes
  3. Criar campanhas internas de conscientização
  4. Inovar nos espaços dentro da empresa
  5. Incentivar a prática de exercícios físicos
  6. Incentivar a prática de feedbacks
  7. Fazer “happy hours” na empresa

Cuide da saúde mental dos seus colaboradores com a Ô Insurance!

A Ô Insurance é especialista em apoiar empresas que precisam de consultoria para escolher os melhores benefícios e na implantação de programas de gestão e programas de qualidade de vida! Nossa área de relacionamento busca soluções para campanhas de conscientização e promoção de saúde preventiva, acompanhando todas as etapas do processo.   

Compartilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Veja mais histórias
Quer receber mais conteúdos como esses?
Então cadastre-se e receba nossos conteúdos por e-mail!
Rolar para o topo