Compartilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Como anda o seu colesterol?

A Pandemia mudou muito e continuará mudando, nossa rotina diária.

Sabemos que o isolamento social contribuiu para diminuir nossos espaços para exercícios físicos, as oportunidades de locomoção, passamos a comer mais e em alguns casos desenvolver ansiedade por causa do momento que estamos passando, desta forma favorecendo o surgimento de algumas doenças importantes, como as relacionadas ao desequilíbrio dos níveis de colesterol.

Mas para que você saiba, existem dois tipos de colesterol, o bom e o mau.

Vamos entender qual a diferença entre eles e saber como manter-se saudável!

Mas, afinal o que é colesterol?

Colesterol é um composto químico com a aparência de uma cera macia, sintetizado pelo fígado e distribuído ao organismo para a manutenção de uma vida saudável. Se essa distribuição desequilibrar, será prejudicial à saúde, podendo ter consequências perigosas e até fatais, contribuindo para o desenvolvimento de doenças cardíacas, enfartes e derrames cerebrais. 

As doenças relacionadas ao colesterol produzido de forma desordenada e distribuído no organismo em desequilíbrio, podem estar ligadas a fatores hereditários, o chamado colesterol familiar.

Também podem ter sua origem, fora da genética, causada pelo estilo de vida não saudável, devido aos vícios de má alimentação do tabagismo e na falta de prática de exercícios físicos.

Saiba como combater o colesterol alto

O colesterol elevado é sinônimo da acumulação de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos, provocando seu estreitamento e também a possibilidade de formação de coágulos cardíacos, potencialmente letais. 

Existem dois tipos de colesterol, o bom amigo (HDL) e o mau o inimigo (LDL), que deve ser evitado e combatido.

Vamos entender qual a diferença entre eles e saber como preveni-los:

Embora muitas pessoas considerem o Colesterol uma substância ruim, ele é primordial para o funcionamento do corpo humano. É um tipo de gordura presente, naturalmente em nosso corpo.

Devemos ter atenção e combater colesterol em níveis Alto que pode causar doenças cardiovasculares como: infarto do coração e derrame cerebral.

Gorduras e Colesterol, por si só, não são inimigos, pelo contrário, são essenciais para nosso organismo, desde que saibamos escolher alimentos que aumentem o bom colesterol (HDL) e/ou reduzam o mau colesterol (LDL).

É recomendável consumir uma quantidade certa de gordura, colocando em prática, no dia a dia, algumas mudanças alimentares necessárias ao equilíbrio dos níveis de Colesterol no organismo.

Confira algumas dicas:

  • Use óleos vegetais em sua cozinha, tipo: azeite de oliva, canola e soja, pois são ricos em gorduras poli saturadas, incluindo-os nas preparações de saladas, bolos e outras receitas;
  • Consuma fontes de gordura boa (HDL), como azeitona, abacate, linhaça, chia, amendoim, castanhas e sementes de girassol;
  • Fuja das Gorduras Trans, lendo com atenção, os rótulos nas embalagens e procurando identificar a quantidade de Gordura Trans ou mesmo de Gordura Hidrogenada, entre os ingredientes, no campo destinado as informações nutricionais;
  • Procure consumir alimentos ricos em ômega-3, tais como: sardinhas, trutas, bacalhau e o atum, pois são peixes ricos em ácidos graxos, responsáveis por auxiliar o aumento do Colesterol bom (HDL) e diminuindo o Colesterol ruim (LDL)
  • Diminua o consumo de álcool e pare com o consumo de cigarros;
  • Evite o consumo de: carnes vermelhas gordurosas, pele de aves, bacon e embutidos diversos como: presunto, salame, mortadela, salsicha e linguiça;
  • Prefira leite desnatado e opte por queijos, iogurtes e outros derivados com baixo teor de gordura.
  • Introduza em sua rotina alimentar produtos ricos em fibras, como por exemplo: frutas, cereais e legumes;

Pode levar anos para o organismo apresentar os sintomas do Colesterol Alto (LDL), por isso a consulta ao médico regularmente e a realização dos exames de rotina, são fundamentais para o acompanhamento de sua saúde.

Mantenha uma alimentação diversificada e saudável, pratique exercícios físicos, equilibre-se emocionalmente e assim terá uma vida mais saudável e livre dos riscos de doenças.

Nós queremos te ajudar!

A Ô Insurance é especialista em apoiar empresas que precisam de consultoria para escolher os melhores benefícios e na implantação de programas de gestão! Nossa área de relacionamento busca soluções para campanhas de conscientização e qualidade de vida, acompanhando todas as etapas do processo.

Além disso, entregamos tecnologia para que nossos clientes tenham total controle do uso dos benefícios e tomem as melhores decisões, ganhando tempo e economia de recursos.

Compartilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Veja mais histórias
Quer receber mais conteúdos como esses?
Então cadastre-se e receba nossos conteúdos por e-mail!
Rolar para o topo