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Conheça as 10 tendências para o Varejo em 2020

2020 já começou cheio de notícias do mercado varejista. Logo em janeiro, a NRF’s Big Show, a maior conferência do mundo sobre o tema, trouxe as principais tecnologias e soluções para o crescimento desse mercado.

Fique por dentro das 10 principais tendências!

1 – Rapidez de entrega

Se antes a entrega era feita em 2 dias, hoje, as compras online já são entregues em poucas horas e atendem as expectativas dos clientes mais exigentes (e impacientes).

Empresas já fazem experiências de entregas por drones e outras tem desenvolvido robôs para atender essa demanda cada vez mais crescente!

2 – Inteligência artificial

A I.A. é um aliado importante, visto que é capaz de armazenar o histórico de produtos adquiridos, criar combinações de dados e fazer novas recomendações focadas nos desejos dos clientes.

Além disso, ela analisa o comportamento do consumidor e otimiza o processo de compra. Também ajuda no controle de estoque, evitando a queda das vendas por ruptura ou ausência de produtos na loja ou nas gôndolas.

Com a Inteligência Artificial, uma loja vende o que realmente interessa ao seu público e garante que o produto mais consumido sempre esteja disponível para compra!

3 – Omnichannel

Este ano o conceito omnichannel se consolidará, oferecendo experiências de compra consistentes em todos os canais. Ele integra o mundo online e offline, possibilitando explorar todas as interações.

Essa tendência é 100% focada na experiência do consumidor. Existem marcas que combinam o layout do site, com o do aplicativo e das lojas físicas, quebrando barreiras entre o mundo físico e o digital. Assim, é possível que o consumidor satisfaça suas necessidades onde e quando desejar, no momento mais confortável para ele, não havendo restrições de local, horário ou meio.

4 – Personalização de produtos

Ter algo que ninguém mais tem é uma forte tendência. Por isso, e-commerces tem ofertado opções de personalização, como: monogramas, bordados e esquemas de cores exclusivas. Já é possível estampar de tênis a jaquetas de acordo com a necessidade, desejo e estilo de cada consumidor!

5 – Experiência completa — design no e-commerce

Já que falamos de e-commerce, outra tendência que deve ser observada é o design, que vai muito além de uma aparência “bonitinha”. Ele é uma peça-chave e uma ferramenta poderosa para atrair, converter e fidelizar clientes, pois – se bem pensado – é capaz de aumentar as visitas, ampliar o alcance e melhorar vendas.

Pense em uma loja virtual com design leve, que carregue rapidamente para capturar a atenção do consumidor. Cuidado com o excesso de informação, use elementos simples e cores neutras. Dê preferência a textos curtos e rápidos, usando palavras chaves.

Por último, aposte nos elementos de confiança como selos digitais de segurança e proteção. Isso é fundamental e faz muita diferença, pois ninguém quer ter surpresas desagradáveis.

6Compras sociais

Mais uma tendência que envolve o e-commerce é sua “quase” fusão com as mídias sociais.

Os consumidores são fortemente influenciados pelo que veem em posts e stories do Instagram que marcam produtos de lojas. Por isso, a possibilidade de comprar diretamente em sua plataforma social é o próximo passo no comércio eletrônico!

7 – Automatização de processos

Os processos já podem ser automatizados desde a área administrativa até a estocagem, comunicação com fornecedores e distribuidores e emissão de notas fiscais, entre outros.

Investir em plataformas otimiza a rotina da loja, ajuda no gerenciamento e economiza tempo e dinheiro.

8 – Novas formas de fidelidade

O modelo tradicional de acúmulo de pontos já não é mais tão atrativo. O consumidor atual tem optado por formas mais imediatas de gratificação e, por isso, varejistas que se arriscam mais e gostam de inovação estão investindo em modelos de negócios que aproveitam essa característica e proporcionam a melhor experiência e valor ao cliente.  

9 – Interação a cada contato!

Embalagens interativas tornam a experiência do consumidor com a marca algo muito poderoso. Além de sua função básica que é informar, uma embalagem pode ser também uma mídia, um canal de contato e comunicação através da utilização de QRCodes, que levam o consumidor para as redes sociais ou para um tour virtual.

10 – Marcas éticas e com valores

Os compradores estão cada vez mais conscientes e preferem se envolver com produtos e empresas que tenham ética e valores com os quais se identificam. Por isso, transparência genuína e um bom posicionamento de marca criam fidelidade e confiança.

Ô Insurance Group

Alinhada às tendências do varejo, a Ô Insurance ajuda empresas com necessidades de seguros a otimizarem seus negócios por meio de automatização de processos e de operações.

Nós entregamos tecnologia para que nossos clientes possam ter controle total de seus produtos e serviços, quando e onde estiverem, aumentando a produtividade e focando no que realmente importa: oferecer jornadas e experiências únicas para clientes.

Conheça mais em www.oinsurance.com.br.

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