Falta de planejamento, problemas com fornecedores, intempéries climáticas e até mesmo a falência da construtora são fatores que podem prejudicar a entrega de uma obra. Para essas e outras questões, o Seguro Garantia é o melhor aliado!
Diversas modalidades do seguro garantia dedicam-se ao ramo da construção civil. Uma delas é a que foi criada para a entrega de obras. Ela é muito indicada para construtoras e empresas em geral, que estão levantando um prédio comercial ou residencial.
Essa modalidade previne a geração de diversos transtornos e que a imagem das empresas envolvidas fiquem prejudicada em consequência da não entrega da obra, sendo ela de uma empresa pública, privada ou até mesmo pessoa física.
O que é o Seguro Garantia de Entrega de Obras
Esse tipo de seguro garante que um acordo feito em contrato, entre duas instituições, seja realizado. Ele pode ser um serviço, como a construção de um aeroporto, ou até mesmo a entrega de um produto. A seguir, veremos como ele é nessa área e o porquê é essencial fazer um depois de fechar um negócio.
Como o seguro funciona
Ele deve ser oferecido pela empresa que construirá o imóvel (uma construtora ou incorporada) para a contratante, ou seja, para os clientes. O seguro atua principalmente como uma proteção para o comprador que deseja adquirir um imóvel na planta e ter a certeza de que esse será entregue no prazo estipulado.
Para dar esse resguardo, a instituição que está prestando o serviço, deve ser regida pelo Patrimônio de Afetação e a seguradora tem que analisar a efetividade do prédio. Além disso, o negócio precisa estar de acordo com o padrão do Convênio de Seguros da Câmara Brasileira da Indústria da Construção.
Caso a prestadora não cumpra com a sua obrigação e não entregue total ou parcialmente o que foi combinado, a seguradora tem que ser acionada. Em seguida, ela torna-se responsável por finalizar o trabalho dentro do cronograma acertado.
Porque contratar um Seguro Garantia para entrega de obras
As vantagens vêm tanto para a construtora quanto para o cliente. O último tem a proteção que não possui com outros tipos de seguro, porque esse garante que a obra será terminada. Já os demais, não oferecem isso, apenas a possibilidade de trocar a empresa responsável.
Essa modalidade ainda é mais rápida e econômica do que outras, como a fiança bancária por exemplo.
A firma encarregada da obra também melhora sua imagem ao oferecer a garantia, visto que essa atitude demonstra responsabilidade. Sendo assim, é possível conquistar mais compradores e vender mais imóveis!