Compartilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Outubro Rosa: Como as empresas podem lidar com o assunto no ambiente corporativo?

Desde a década de 90, o mês de outubro abraçou o rosa e virou sinônimo de conscientização com relação ao câncer de mama. Segundo o INCA (Instituo Nacional de Câncer, a doença é um dos tipos mais comuns em mulheres ao redor do mundo, o que faz com que seja necessário informar, desmistificar e visar a detecção precoce do diagnóstico.

A contratação de um bom plano de saúde para os funcionários, é de extrema importância na manutenção e cuidado que os mesmos tem no dia a dia. Com uma cobertura com uma boa rede credenciada e bons laboratórios, o colaborador se sente incentivado a cuidar da saúde e buscar consultas médicas regularmente.

Mesmo que seja em outro mês do ano, vale também ressaltar a importância de manter o check-up em dia. Ao longo do ano, iniciativas internas podem relembrar os funcionários de marcarem seus exames.

Quando o Outubro Rosa ganhou força no Brasil?

Apesar da iniciativa do outubro rosa ter nascido em 1997, nos Estados Unidos, o movimento ganhou força no Brasil em 2002 e se espalhou ainda mais em 2008, quando o Cristo Redentor foi iluminado com a cor rosa. Mais de uma década depois, a campanha para levar informação sobre a doença segue firme e as empresas tem papel fundamental nessa causa.

Qual a importância da campanha?

O câncer de mama é o mais mortal entre as mulheres, pode também atingir os homens, mas descobrir a doença com antecedência, faz com que a chance de cura seja superior a 90%. O ambiente de trabalho precisa reforçar, seja com palestras, bate papo com profissionais da área e newsletter, a importância do autoexame e também das visitas de rotina no médico.

Uma inciativa interessante, é aproximar o tema dos colaboradores e mostrar como é simples e rápido fazer um autoexame, por exemplo. Seja via comunicação interna ou levando profissionais e oncologistas até o ambiente empresarial, abrir esse diálogo e ‘traduzir’ o assunto, ajuda e incentiva os funcionários a se cuidarem da forma correta.

Quais os sintomas?

Segundo o Hospital Oswaldo Cruz, alguns pontos podem ser levados em consideração, mas não são sintomas obrigatórios, por isso é necessário manter os exames em dia:

• Nódulo na mama
• Inchaço em parte da mama semelhante à casca de laranja.
• Irregularidades ou retrações na pele da mama.
• Dor ou inversão do mamilo.
• Vermelhidão e descamação do mamilo, ou na pele da mama.
• Saída de secreção pelo mamilo, particularmente se for sanguinolenta ou translúcida.
• Nódulo nas axilas.

Quais são as causas do câncer de mama?

1) Fator hereditário: Histórico familiar interfere diretamente na possibilidade do câncer de mama. Quem tem história da doença na família, fica mais propenso a desenvolver o diagnóstico

2) Bons hábitos: Fumar e o alto consumo de bebida alcoólica podem aumentar o risco da doença.

3) Peso: O fato obesidade também pode contribuir para o câncer de mama. Por isso, controlar o peso e a prática de atividades físicas é fundamental.

4) Idade: O câncer de mama é mais comum em mulheres acima dos 50 anos e homens a partir dos 70

Compartilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Veja mais histórias
Quer receber mais conteúdos como esses?
Então cadastre-se e receba nossos conteúdos por e-mail!
Rolar para o topo