Compartilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você sabe o que é Fevereiro Roxo?

A campanha deste mês quer conscientizar as pessoas sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer. Apesar de apresentarem condições muito diferentes, elas têm uma característica em comum: não tem cura.

Confira o nosso conteúdo e conheça mais sobre essas doenças.

Como tudo começou?

Já há alguns anos, os meses são associados às cores que visam conscientizar as pessoas sobre diversas doenças. Começou com o Outubro Rosa, se estendeu para o Novembro Azul e ganhou força com outras cores e campanhas que envolvem causas graves, mas que se diagnosticadas em estágio inicial, tem grandes chances de controle e/ou cura.

O Fevereiro Roxo foi iniciado em 2014 e seu lema é “se não houver cura, que ao menos haja conforto”.

O que é Lúpus?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, lúpus é uma doença rara autoimune em que o próprio sistema imunológico ataca órgãos e tecidos do corpo como se eles fossem invasores, causando danos internos nos rins, pulmões, coração, cérebro e articulações ou somente na pele, que apresenta lesões avermelhadas no rosto, nuca e couro cabeludo.

O diagnóstico é feito por meio de análise médica do quadro clínico característico, exames laboratoriais, como biópsia de pele e/ou a detecção de autoanticorpos específicos no exame de sangue.

Apesar de crônica, o tratamento adequado a mantém sob controle e reduz os sintomas.

Fibromialgia, uma síndrome ainda pouco conhecida

Grande parte dos sintomas dessa doença, como fadiga e problemas relacionados ao sono, são relativamente comuns e quase sempre atribuídos ao estresse, o que torna difícil seu diagnóstico.

Outras características são:

  • Dores generalizadas;
  • Dificuldades cognitivas (problemas de concentração, perda de memória, etc.);
  • Formigamento nas extremidades do corpo (mãos e pés).

A pessoa afetada por fibromialgia reduz consideravelmente sua capacidade de se exercitar devido às dores e à fadiga, sofre com problemas de insônia e apneia e apresenta quadros de depressão.

No Brasil estima-se que 2,5% da população conviva com a doença e 90% dos afetados são mulheres entre 30 e 60 anos de idade. Mundialmente ela atinge de 2% e 4% das pessoas, entre 30 e 55 anos, e não é raro seu surgimento na infância ou na adolescência.

Sabe-se também que há fatores genéticos envolvidos, ou seja, quem tem um familiar com fibromialgia é mais propenso a apresentar a doença. Por isso, quanto antes for fechado o diagnóstico, maiores as chances de controle.

Como o Alzheimer se caracteriza?

A doença de Alzheimer é neurodegenerativa e foi descrita pela primeira vez em 1906 pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer.

Seus principais sintomas são:

A pessoa acometida por Alzheimer passa a depender de ajuda para realizar tarefas básicas e a capacidade de atenção, aprendizado e convívio social ficam seriamente afetados, levando ao estado de demência.

É possível a realização de tratamentos terapêuticos e medicamentosos para retardar os efeitos mais graves, principalmente quando a detecção ocorre ainda no estágio inicial.

A doença está associada à idade avançada, geralmente a partir dos 70 anos, porém pode surgir prematuramente, entre 45 e 50 anos, especialmente em pessoas com casos na família.

O diagnóstico precoce pode controlar sintomas e retardar doenças

Mesmo que os pacientes convivam com alguma dessas três doenças, é importante a conscientização para a realização de exames preventivos.

As áreas de recursos humanos das organizações têm papel fundamental na divulgação de informações e no incentivo àqueles que suspeitam de algum problema com o intuito de procurarem por diagnóstico.

E, o que a Ô Insurance pode fazer por você e sua empresa?

Sabemos que a área de RH é o principal responsável pela administração dos colaboradores dentro de uma organização. Por isso, oferecemos consultoria e gestão para que os funcionários tenham os benefícios adequados, sentindo-se reconhecidos e satisfeitos para a execução das tarefas do dia a dia.

E, para que a organização tenha controle total do uso destes benefícios, temos uma plataforma que integra, gerencia e apresenta relatórios para ajudar o gestor de benefícios a tomar decisões assertivas, ganhar tempo e economizar recursos.

Entre em contato com a Ô Insurance e conheça mais sobre o Hub de Benefícios 4.0. Somos a nova geração das corretoras de seguros e trabalhamos incansavelmente para apoiar empresas com soluções humanizadas e tecnológicas!

Compartilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Veja mais histórias
Quer receber mais conteúdos como esses?
Então cadastre-se e receba nossos conteúdos por e-mail!
Rolar para o topo