ESG vem sendo muito comentado dentro e fora das principais empresas, já que uma sigla pequena, tem um significado enorme em termos de gestão e desenvolvimento de sucesso.
Afinal o que é ESG?
As três letras formam uma sigla que vem de três palavras derivadas do inglês, Environmental (ambiental), Social (social) and Governance (governança). Esses são os três pilares fundamentais para alavancar o desenvolvimento da empresa, relação com os funcionários e táticas para manter um ambiente saudável no gerenciamento. ESG tem como norte implementar ações que diminuem os danos ao meio ambiente e desenvolvimento de ações mais humanas. A partir disso, é possível criar uma filosofia para a empresa com um viés sustentável, transparente e voltado para o desenvolvimento social.
Qual a ligação do RH com ESG?
O RH tem papel fundamental dentro do ambiente corporativo, já que é linha de frente quando o assunto é planejamento e execução. Diante disso, o RH é a raiz da empresa que implementa o ESG, buscando alinhar o discurso interno da empresa com o posicionamento externo.
Uma vez que o ESG fica claro e bem estabelecido dentro da empresa, é essencial que o RH busque promover essas diretrizes de conscientização, transparência e sustentabilidade.
Ações que estão ligadas com ESG:
Natureza:
- Reciclagem
- Diminuição na emissão de carbono
- Preservação da vida animal e ambiental
- Economia de água
- Economia de luz
Social:
- Programas de inclusão
- Debates sobre diversidade
- Debates sobre visibilidade
Governança:
- Ouvidoria para os funcionários e colaboradores
- Comitê corporativo
- Conselho corporativo
- Transparência entre colaboradores e gestores