Em 2020, o foco é a biodiversidade, já que o mundo está enfrentando uma crise ambiental sem precedentes, com muitas espécies próximas da extinção enquanto as temperaturas globais continuam aumentando.
Centenas de países celebram esta data
Criado pelas Nações Unidas em 1972, ao longo dos anos, tornou-se a maior plataforma global de sensibilização pública sobre o tema, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países.
Você sabe por que a data foi criada?
Nós, seres humanos, somos os responsáveis por todas as graves mudanças no meio ambiente. Assim, as Nações Unidas acreditam que cabe a nós criar medidas que impeçam que nossos impactos atinjam a Terra de modo irreversível.
Dessa forma, a data quer reforçar que todos adquiram uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais e garantam um desenvolvimento sustentável.
Como eu posso ajudar o meio ambiente?
Nós podemos ajudar o meio ambiente com medidas simples, garantindo um futuro mais promissor para as futuras gerações:
- Economize água e energia;
- Não compre animais silvestres sem autorização;
- Compre apenas o que for necessário;
- Sempre que possível, deixe o carro em casa;
- Prefira comprar de empresas que apresentam responsabilidade socioambiental;
- Não desperdice alimentos;
- Reaproveite e recicle.
Covid-19 x Meio Ambiente
Apesar da crise causada pelo novo coronavírus, o meio ambiente ganhou um “respiro”, sabia?
O ar está mais limpo e houve uma redução significativa das emissões de gases que contribuem para as mudanças climáticas, ocasionadas pelo fechamento temporário de várias empresas, além da restrição no comércio e de viagens.
Apesar desta boa notícia, especialistas alertam sobre o descarte de resíduos infectados, já que muitos contaminados por estão realizando o tratamento em casa.
Os resíduos gerados em áreas hospitalares também preocupam. Em ambos os casos, devem receber a destinação final correta, evitando impactos ambientais.
E, por falar em impacto ambiental, você sabia que existe seguro específico para isso?
Apesar de não ser obrigatório no Brasil, existem modalidades que atendem às necessidades das empresas do setor industrial. Confira quais são as opções mais comuns:
- Responsabilidade Civil Poluição Gradativa: garante danos a terceiros em episódios de longo prazo.
- Responsabilidade Civil Poluição Súbita: evento acidental, súbito e repentino caracterizado por emissão, descarga, dispersão, desprendimento, escape, emanação ou vazamento de substância tóxica ou poluente. Cobre danos pessoais ou materiais causados a terceiros, além de custas de possíveis processos na Justiça e despesas para a análise, identificação e tratamento dos riscos ambientais.
Aqui na Ô Insurance temos um time especializado em Riscos Empresariais, que oferece consultoria gratuita e pode ajudar você e a sua empresa a escolherem a melhor solução para o seu negócio.