Compartilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Qual a diferença entre os seguros de Responsabilidade Civil E&O e D&O?

Entenda aqui no post quais são as diferenças e semelhanças entre D&O e E&O e saiba como contratar.

Todos os dias profissionais encarregados pela tomada de decisões são constantemente responsabilizados pelos seus atos e pelos danos causados em consequência das suas decisões.

Uma ação judicial pode consumir todo o patrimônio pessoal de um executivo ou de sua empresa.  Este é assunto que preocupa a grande maioria das corporações de todos os portes e ramos.

Para estas situações os seguros de responsabilidade civil D&O e E&O são soluções para empresários, executivos e profissionais autônomos oferecendo a proteção necessária e garantindo a defesa judicial e o reembolso dos prejuízos financeiros, mantendo a sustentabilidade do seu negócio.

O D&O (Directors & Officers) tem como objetivo proteger o patrimônio de seus executivos de danos causados em decorrência de decisões tomadas na gestão e administração da empresa. Danos estes materiais, corporais ou morais involuntários à terceiros.  O D&O é aplicado para qualquer tipo de empresa.

Agora o E&O (Erros & Omissões), seguro também conhecido como Responsabilidade Civil Profissional, tem como objetivo cobrir o pagamento de despesas decorrentes de danos causados pelo profissional por reclamações decorrentes de erros na prestação de serviços profissionais da empresa. São ações ou omissões involuntárias que venham a causar danos a terceiros.

Quem pode contratar o E&O e D&O?

No E&O pode ser tanto pela empresa CNPJ quanto o profissional CPF que também pode contratar diretamente a apólice. É indicada as mais variadas atividades profissionais liberais (advogados, dentistas, engenheiros, médicos, etc.).

Já no D&O somente a empresa CNPJ pode contratar este benefício para seus gestores (diretores, gerentes, presidentes), enfim todos os cargos de poder de gestão da companhia.

Quem é o segurado?

Vai depender do tipo de apólice contratada, ou seja, no E&O o segurado pode ser a empresa CNPJ ou o profissional CPF. Por exemplo no caso de um escritório de engenharia é extensivo também aos profissionais engenheiros da empresa.

Agora no D&O apesar da empresa contratar a apólice os segurados são somente os profissionais com cargos de poder de gestão da empresa.

Quais são as coberturas do E&O e D&O ?

O E&O cobre Erros e Omissões na prestação de serviços contra a empresa ou profissional e o D&O cobre falhas nos atos de gestão como por exemplo:

– Um engenheiro comete um erro de cálculo na construção e a obra cai. Este erro está coberto na apólice de E&O. Agora se esta mesma empresa é processada por entender que os gestores também são responsáveis pela queda da construção estamos falando da cobertura do D&O. Uma das principais diferenças entre as duas apólices é a retroatividade.

No D&O é ilimitado para fatos desconhecidos. Se uma empresa contrata hoje uma apólice e é acionada por um fato que ocorreu há 3 anos é coberto. Já no E&O a retroatividade é limitada na contratação da apólice. Só é coberto atos acorridos a partir da contratação da 1ª apólice.

Quais as vantagens em contratar um seguro de Responsabilidade Civil?

  • Maior segurança na tomada de decisão;
  • Protege o patrimônio dos executivos e ainda, dependendo da seguradora contratada protege também o cônjuge, companheiro em união estável, além de herdeiros;
  • Importante benefício para reter talentos na corporação;
  • Economia de tempo e dinheiro nas ações;
  • Diferencial na escolha do fornecedor de serviços;
  • Tranquilidade financeira e segurança.

Como contratar o E&O e D&O ?

A contratação de um seguro requer conhecimento de mercado e muita atenção antes de obter uma apólice. Dê preferência pelas seguradoras tradicionais de mercado e com solidez comprovada e certificação que o corretor é habilitado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Na contratação, você deve relacionar todos os tipos de problemas que podem surgir e que podem causar sua ação. Precisa garantir que a apólice cubra erros e omissões que possam ser cometidos por seus profissionais.

Como na maioria das vezes não é possível saber quando um cliente irá entrar com uma ação, é importante manter essa cobertura o tempo todo em que estiver no negócio.

Existem várias seguradoras no mercado e cada uma com um tipo de cobertura. Fique atento as exclusões da sua apólice, tudo que não estiver excluído está coberto.

Fale com os nossos especialistas da área de Riscos da Ô Insurance, eles podem te orientar na contratação do melhor seguro e das coberturas adequadas para você ou para sua empresa.

Compartilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Veja mais histórias
Quer receber mais conteúdos como esses?
Então cadastre-se e receba nossos conteúdos por e-mail!
Rolar para o topo