Compartilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Saiba tudo sobre como cuidar da saúde e prevenir o câncer de mama

O câncer de mama é um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres e representa aproximadamente 30% de todos os casos desse tipo de doença. Além disso, ele é a quinta causa de morte por câncer de uma maneira geral e  mais frequente para a população do sexo feminino.

Por isso, é muito importante para todas as mulheres desde cedo aprenderem a como prevenir o câncer de mama, para que estejam sempre atentas a possíveis sintomas e, caso tenham essa doença, possam identificar ela nos seus estágios iniciais.

Quais são as principais causas do câncer de mama? 

O câncer de mama, de uma maneira geral, não possui uma causa única e pode estar relacionados a diversos fatores, algumas das suas principais causas são:

  • Idade
  • Fatores endócrinos
  • História reprodutiva
  • Fatores comportamentais
  • Fatores genéticos e hereditários. 
  • Menstruação precoce
  • Menopausa tardia

Além dessas causas, existem diversas outras possíveis, portanto, é muito importante que você sempre esteja atenta a essa doença e tome precauções com o intuito de prevenir o câncer de mama.

Saiba dicas de como cuidar da saúde e prevenir o câncer de mama

Abaixo, vamos falar sobre as cinco principais dicas de como prevenir o câncer de mama, confira:

Alimentação de maneira saudável

A maneira como nos alimentamos reflete diretamente na nossa saúde, não só física, como também, psicológica e hormonal. Portanto, ter uma dieta equilibrada é essencial para que você faça a prevenção do câncer de mama e de diversas outras doenças. 

Segundo uma pesquisa publicada da Universidade de Boston, as mulheres que comem vegetais têm 45% menos chance de ter câncer de mama.

Faça o autoexame

O autoexame é essencial, pois, ele vai permitir com que você consiga identificar alguns dos sinais e sintomas, contudo ele não vai servir para diagnosticar se você tem câncer da mama ou não. 

Sua principal importância é no conhecimento da mulher sobre o próprio corpo e para que ela fique atenta a qualquer mudança em seus seios. O ideal é que ele seja feito mensalmente e de preferência após o período de menstruação da mulher.

Faça exercícios ou atividades físicas

De maneira similar a alimentação, a prática de exercícios e atividades físicas é essencial para manter uma vida saudável. Por conta da obesidade e da má alimentação serem potenciais problemas para o câncer de mama, conseguir manter uma rotina regular de exercícios é ideal para conseguir prevenir o câncer de mama e várias outras doenças.

Faça mamografia anualmente

Segundo a OMS e a Sociedade Brasileira de Câncer, o ideal é que após os 40 anos as mulheres façam mamografia anualmente. Contudo, existem casos específicos, principalmente quando já existe um histórico dessa doença na família que, por vezes, é necessário realizar esse exame de maneira mais frequente ou mesmo quando a mulher tiver uma idade menor que 40 anos.

Portanto, cada caso específico deve ser avaliado por um médico especialista nesse assunto. Além disso, a mamografia é muito importante para prevenir o câncer de mama, pois, ele é o exame principal utilizado para diagnosticar essa doença.

Tenha uma rotina equilibrada

Aliado aos exercícios físicos e a alimentação balanceada, uma rotina equilibrada é muito importante, apesar deste tópico ser um “clichê”, ele é essencial para uma boa qualidade de vida, que consequentemente vai permitir uma vida mais saudável e vai poder prevenir esse tipo de doença.

Dessa forma, conseguir ter uma rotina equilibrada e manter uma boa qualidade de vida e um bom humor é muito difícil, mas pode ser bastante recompensador, principalmente para a saúde.

Afinal, câncer de mama tem cura?

O câncer de mama tem cura principalmente quando diagnosticado precocemente, pois, a partir dele, os tratamentos necessários serão menos agressivos e mais eficazes. Quando ele é identificado nos estágios iniciais, alguns pesquisam apontam que a probabilidade da mulher ser curada do câncer de mama é de aproximadamente 95%. 

Por isso, é muito importante que você possa seguir os passos listados acima e consultar um médico regularmente para garantir que está sendo acompanhada. Se você fizer isso, caso seja diagnosticada, ele vai ser identificado nas primeiras etapas e vai poder ser curado e tratado com uma maior probabilidade de sucesso.

Saiba mais sobre o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama

Por ser um dos principais cânceres que existem, foi criado o Outubro Rosa, que é um movimento internacional criado no ano de 1990 para promover e incentivar a conscientização quanto a essa doença e os cuidados que você deve ter para conseguir diagnosticá-la e curá-la de maneira mais rápida, simples e eficaz caso seja diagnosticada com a mesma. Câncer tem cura, a prevenção e exames de rotina são seus maiores aliados!


Compartilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Veja mais histórias
Quer receber mais conteúdos como esses?
Então cadastre-se e receba nossos conteúdos por e-mail!
Rolar para o topo