Compartilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Saiba a importância da telemedicina no Novo Normal

A pandemia no coronavírus fez com que a rotina de todos mudasse. Atividades rotineiras como trabalho e estudo precisaram se adequar a uma nova realidade onde o distanciamento social significa segurança e prevenção. Não foi diferente no cenário da saúde: nesse contexto, a telemedicina cresceu ainda mais no país.

A telemedicina está sendo usada para tornar viável consultas e atendimentos médicos não urgentes, principalmente durante a pandemia. Mas você sabe o que realmente é e como funciona a telemedicina? Confira no artigo a seguir.

O que é e como funciona a telemedicina?

A telemedicina torna viável consultas e atendimentos diversos por meio da tecnologia. Isso porque utiliza meios como internet, celular e computador, por exemplo, para conectar médico e paciente de forma remota.

Esta categoria de consulta médica funciona de forma preventiva, sendo útil para diagnósticos mais simples, monitoramento de casos específicos e tratamentos diversos sem a necessidade de contato físico entre médico e paciente.

A telemedicina oferece uma forma acessível de realizar consultas não emergenciais com profissionais capacitados nas mais diferentes especialidades. Com o Ôn Vida+, por exemplo, é possível ter atendimento com especialistas como psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos e educadores físicos apenas com uma ligação, sem precisar passar pela burocracia de agendamentos.

Como surgiu a telemedicina?

Apesar de parecer uma ideia recente, a telemedicina surgiu na Europa ainda durante a Idade Média. Na ocasião, ao enfrentar uma grande crise de pragas, um médico se isolou na margem de um rio para conseguir atender à distância os moradores de um povoado. Ele contou com um ajudante responsável por colher informações como sintomas da população e distribuir recomendações médicas entre os pacientes.

Já no Brasil, a telemedicina chegou com grande força em meados da década de 1990, seguindo as transformações e evoluções tecnológicas da época. Foi nesse período que a telemedicina começou a receber incentivos do governo do país. 

Hoje em dia, considerando todas as facilidades do serviço de telemedicina, muitas instituições utilizam esta categoria de atendimento remoto. É visível todos os benefícios que a categoria de atendimento médico promove e não é à toa que novas equipes e grupos de pesquisas se dedicam a estudar a telemedicina em universidades brasileiras.

Por que contratar um serviço de telemedicina? 

Agora que já conhecemos a origem da telemedicina e entendemos como ela funciona, que tal ver alguns dos motivos que devem ser considerados na hora de contratar o serviço? 

Como os principais benefícios para os pacientes de telemedicina, podemos citar:

  • Maior acessibilidade de consultas médicas, característica muito importante em situações como pandemias e ou para pacientes que vivem em regiões remotas;
  • Especialistas e outros profissionais de referência podem ser consultados com mais facilidade e com custo reduzido, principalmente quando a consulta é realizada dentro de um plano de saúde;
  • Otimiza a troca de informações entre os serviços de saúde, o que resulta em laudos e resultados de exames mais rápidos;
  • Diminui a necessidade de deslocamentos para hospitais e, assim, evita que o ambiente tenha aglomerações;
  • Exames são feitos de maneira mais simplificada;
  • Pacientes com condições crônicas conseguem ter acesso aos detalhes do tratamento de forma simplificada, evitando deslocamentos para a clínica ou hospital;
  • Facilidade em solicitar uma segunda opinião médica por meio da teleconsulta.

Como contratar um serviço de telemedicina? 

Usufruir de todos os benefícios que a telemedicina oferece é muito simples. Que tal contratar um serviço especializado em promover esse tipo de atendimento a qualquer hora e em qualquer lugar, sem complicações e com um preço acessível?

Ao contratar o Ôn Vida+ você conta com atendimento médico ilimitado. Isso mesmo, basta pegar o telefone, ligar e, em alguns minutos, você será atendido – tudo isso sem a necessidade de agendamentos. 


Compartilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Veja mais histórias
Quer receber mais conteúdos como esses?
Então cadastre-se e receba nossos conteúdos por e-mail!
Rolar para o topo