Compartilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Qual o futuro do RH? Saiba quais são as competências do profissional do futuro

imagem com o letreiro escrito change, mudança em inglês
“Change” a palavra em inglês que significa mudança, mostra a área de recursos humanos precisa se adaptar aos novos tempos

Esse é um tópico muito delicado a se discutir, principalmente depois de todos os acontecimentos que rondaram o mercado em 2020. As empresas se viram em um cenário sob muita pressão, em que se pedia uma mudança drástica de comportamento no perfil das grandes marcas, tudo em nome da sobrevivência.

 A consequência disso foi as diferenças tomadas de decisão que o trabalhador brasileiro teve que tomar, e com isso, as novas exigências e direitos que eles pedem perante um cenário caótico, para assegurar o bem estar de sua saúde física e mental.

Com isso, as empresas buscam profissionais de RH com mais qualificações para atender essa demanda, e assim poder acomodar melhor a grande parcela que busca um trabalho estável. A área de Rh serve para fazer a conexão entre a empresa e o trabalhador, e se ela não se adaptar ao cenário atual, a marca pode ficar em um prejuízo muito grande, por isso escrevemos esse artigo para te ajudar a entender como a área de Rh vai atuar ser bem sucedida no futuro.

Competências e deveres de um Rh para o futuro?

  • Flexibilizar o trabalho

Para suprir a necessidade crescente das grandes empresas em se humanizar e estabelecer um vínculo visível entre o perfil da empresa e os direitos de seus trabalhadores, a área de Rh deve estudar o perfil de cada trabalhador e saber otimizar o tempo e a produtividade que cada pessoa tem, flexibilizando o trabalho para chegar na demanda desejada no fim do mês. Lembre-se: cada pessoa tem uma rotina diferente nessa quarentena, não adianta pressionar uma pessoa a fazer um trabalho apressado e o resultado sair mal feito se ela pode executar em outro momento, mas chegando em um resultado melhor.

  • Suporte adequado para o trabalhador

Muitas vezes não se tem um escritório montado com todos os materiais encontrados dentro da empresa, com maquinas adequadas e uma cadeira confortável. Assim o trabalho do Rh é suprir minimamente as necessidades que o trabalhador irá ter para chegar no resultado que a empresa deseja do empregado. 

  • Digitalizar-se

Segundo o IDC Brasil, o Brasil aumentou a venda de computadores em 16% no primeiro trimestre de 2020, isso quer dizer que a população brasileira, que já era super conectada, ficou muito mais ativa no mundo digital. Pode-se chegar à conclusão que as pessoas estão muito mais conectadas também por causa do trabalho home-office.

 Com isso o Rh tem que acompanhar essa onde tecnológica que as pessoas estão surfando para poder gerir melhor essa gama de trabalhadores. Isso implica em buscar novos programas e acionar novas ferramentas para otimizar o mercado digital.

As tecnologias que facilitam o dia a dia do RH do futuro

Um profissional de Rh sempre busca as melhores ferramentas para gerir resultados, por isso em um mundo digital é imprescindível que tenha uma ferramentas para reuniões sobre demanda de trabalho (Hangouts,Google Meet, Zoom, entre outros). Uma boa escolha também é um software para avaliação de desempenho e clima organizacional, para ver como está o clima entre os trabalhadores no novo ambiente de trabalho, além da tradicional ferramenta de fluxo de demanda.

Saiba como a Ô pode ajudar sua empresa com os benefícios certos!

Sua empresa busca um jeito para inovar a área de Rh? Nós do Ô Insurance apresentamos o Hub de benefícios 4.0, uma plataforma para você otimizar as demandas do Rh de sua empresa, facilitando e modernizando o trabalho diário. Nele você pode aumentar a produtividade e agilizar a entrega de resultados do Rh, visando os benefícios de seus colaboradores.

Compartilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Veja mais histórias
Quer receber mais conteúdos como esses?
Então cadastre-se e receba nossos conteúdos por e-mail!
Rolar para o topo