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CORAÇÃO SAUDÁVEL: dicas de como manter a saúde em dia!

A correria do mundo moderno por muitas vezes nos faz deixar de lado a devida atenção que coisas importantes, como a saúde, precisam receber. Manter um coração saudável é essencial para dar conta de resolver todas as tarefas de forma mais tranquila, além de prevenir doenças graves. Separamos algumas informações e dicas para você se cuidar e manter a saúde do coração em dia.

Como prevenir as doenças do coração?

Manter a saúde do coração em dia é muito importante para aumentar a expectativa de vida. Também conhecida como doenças cardiovasculares, as doenças do coração foram responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas no Brasil no ano de 2016, segundo dados da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde).

Considerando esse cenário, fica a pergunta: como prevenir as doenças do coração? Alguns hábitos são essenciais para cuidar da saúde do coração. Listamos alguns mais adiante neste artigo.

Quais são os fatores de riscos de doenças cardiovasculares?

Não existe uma regra para que alguém adquira uma doença do coração, mas algumas condições fazem com que esse risco aumente. Algumas dessas situações são naturais e não podem ser alteradas, como sexo, idade e hereditariedade. Porém, alguns outros fatores de risco de doenças cardiovasculares são passíveis de mudanças de hábito do indivíduo e o caminho certo para um coração saudável.

Entre as doenças cardiovasculares mais comuns, podemos citar a doença arterial coronariana (que pode provocar um infarto), a insuficiência e arritmia cardíaca, doenças valvares, doenças vasculares e a pericardite aguda.

Confira alguns dos fatores de risco de doenças do coração mais comuns:

– O sedentarismo, que caracterizado por uma rotina sem qualquer tipo de atividade física; 

– A obesidade, que se enquadra no excesso de peso e gordura no corpo de um indivíduo 

– A hipertensão arterial, que deve ser acompanhada periodicamente por meio de exames médicos;

– O estresse, cada vez mais comum nos dias atuais, que causa mudanças prejudiciais no organismo;

– O colesterol alto, que pode ser responsável por obstruir artérias e prejudicar a saúde do coração e sistema cardíaco;

– A diabetes, caracterizada pelo alto nível de açúcar (glicose) no sangue, além da produção de insulina deficiente. 

Dicas para manter o coração saudável 

Mudar alguns hábitos no dia a dia é o caminho mais certeiro para um coração mais saudável. Como toda mudança, pode não ser simples no início, mas o mais importante é adaptar a rotina e escolhas aos poucos. Veja nossa seleção de dicas:

– Faça exames de saúde regularmente

– Mantenha uma dieta equilibrada, dando sempre preferência por alimentos mais saudáveis e evitando o excesso de sal

– Busque maneiras de se desconectar, nem que seja por alguns minutos, dos problemas e tentar descansar a mente, evitando, assim, o estresse 

– Se movimente! Não importa qual seja a atividade física: caminhada, corrida, musculação, dança… separe ao menos 30 minutos do dia para se mexer. 

– Evite fumar. A nicotina é um dos maiores vilões para o coração saudável 

– Valorize e priorize as suas horas de sono bem dormidas.

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