Ações trabalhistas geram enormes burocracias para as empresas, além de consumir grande parte do seu capital com Depósitos Recursais, que podem representar o bloqueio de uma boa quantidade de dinheiro para que empresas possam recorrer de decisões desfavoráveis.
Entretanto, desde novembro de 2017, a legislação reconheceu o Seguro Garantia Depósito Recursal como uma modalidade válida na substituição dos depósitos tradicionais feitos.
Essa mudança trouxe mais conforto e tranquilidade para as empresas no momento de discutir os valores que serão executados em decorrência de uma reclamação trabalhista.
Mas o que é o Depósito Recursal?
Quando o empregador pretende recorrer de uma decisão da justiça ele é obrigado a fazer um depósito com o intuito de garantir que a empresa terá condições de arcar com a decisão, caso o resultado seja desfavorável. É uma espécie de garantia de pagamento ao reclamante da ação.
Esse depósito tem valores fixos determinados pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) com valores de R$ 9.189,00 para recursos ordinários e R$ 18.378,00 para recursos extraordinários.
Ainda que num primeiro momento estes valores não pareçam muito altos, uma empresa que tenha muitas ações trabalhistas simultaneamente, pode sofrer impacto no seu fluxo financeiro.
Quais as vantagens do Seguro Garantia Recursal?
Uma das vantagens de contratar o Seguro Garantia Depósito Recursal é que a empresa pode recorrer das suas ações sem abrir mão do seu capital e continuar investindo em sua produção, na contratação de novos funcionários, etc.
Além disso, a empresa tem a possibilidade de não desistir da ação e poder recorrer, visto que o valor do seguro é menor do que fazer o depósito em juízo.
A contratação desse tipo de seguro é bem simples, o que facilita o acesso para as empresas e desburocratiza sua aquisição. Com apenas algumas informações é possível emitir no mesmo dia as apólices necessárias.
A Ô Insurance tem uma equipe pronta para te orientar na melhor solução para contratar seu Seguro Garantia Depósito Recursal dentro dos padrões exigidos pela justiça.